sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Reflexões e Mudanças!!

Há um bom tempo, venho pensando sobre algo que tem me incomodado bastante.
Fiquei meio receosa em escrever sobre o assunto, mas hoje tomei coragem..

E é sobre a Televisão!!
Pois é, ela mesma!!

Não quero aqui criar polêmica ou falar que é pecado assistir TV..
Quero apenas descrever algumas coisas que tem me incomodado bastante a respeito dela!
Simplesmente porquê não tem me interessado..
Você que lê pode achar que é "besteira", mas sim, a televisão tem me incomodado muito!

Não é tudo claro, já que também existem programas legais, que inspiram e que trazem algo de bom pra vida, que trazem informação! Mas, certos tipos de programas, tem me incomodado bastante..

O primeiro, são os jornais!! 
Sim, eles me incomodam..
Simplesmente porque a maioria dos telejornais, tem mostrado demais a violência do nosso país e até internacionalmente também! 
E isso mexe muito comigo!
Não gosto de assistir porque fico agoniada, angustiada e me dá medo..
Fico com medo por mim, pelo meu esposo, pelo meu filho.. Mas principalmente pelo meu filho..
E muitas vezes me pego pensando, em como poderei criar meu filho nesse mundo tão caótico, tão violento, tão desumano que estamos vivendo!! Como mostrar pro meu filho que o mundo pode sim ser um bom lugar pra viver.. Como mostrar a ele o amor que Cristo nos deixou, nos ensinou?!
Como ensinar a ele que devemos amar uns aos outros, se todos os dias, ao ligar a TV, o que vemos na maioria das vezes, é o que os próprios seres humanos fazem uns com os outros?!
Fico pensando se terei coragem de ter outro filho.. E me pego com medo!
A tarefa de educadores, das mães e dos pais, é muito difícil! 
E tenho pedido muito a Deus que Ele me dê sabedoria para educar e criar o meu filho nos Seus caminhos, mostrando o amor, ensinando a amar, a cuidar, a cultivar amizades, a cultivar o carinho, o apego aquilo que é importante, as pessoas.. E, creio que, se pedirmos a Deus, Ele nos dá sabedoria necessária para educar nossos filhos, da melhor forma possível!

Outro programa que não me chama mais a atenção, são as novelas!
Acho um grande desperdício de tempo, ficar parado na frente da TV, assistindo esse tipo de programa que não me acrescenta nada e que apenas mostra a futilidade, o desamor, a ingenuidade em acreditar em algo irreal..
Confesso que já gostei muito de novelas.. Em meus tempos de adolescente, isso me interessava..
Mas hoje, com minhas idéias já colocadas em ordem, vejo o tempo tão precioso que perdi!!
E você que gosta das novelas, eu ti pergunto: O que ti chama a atenção?? O que ti faz querer ver?? Elas ti acrescentam em algo para a vida??
Porque confesso que em mim não acrescentou nada.. Jamais uma novela mudou em mim, minha forma de pensar sobre algo! Jamais esse tipo de programa conseguiu me fazer enxergar a vida com outros olhos..
Mas, o que me fez crescer e mudar tantas coisas na minha vida, foi a Palavra do Senhor, que é viva e eficaz.. Foi a minha própria vontade de conhecer as coisas, de entender, de melhorar, de mudar, de amadurecer.. Foram minhas escolhas que me fizeram ser quem sou hoje!!

Outro tipo de programa que também não me anima, são aqueles de entretenimento, debates familiares, fofocas de celebridades e tantas outras coisas infrutíferas!
Ahh.. Quanta futilidade!! Simplesmente, não me atrai!! Nunca me atraiu!!

Tem a questão da sedentariedade também.. 
Quantas crianças estão obesas, com problemas de saúde porque passam o dia todo dentro de casa, assistindo desenhos ou programas infantis, ao invés de brincarem e gastarem energia!! 
Quantas vezes ficamos horas parados em frente a TV, enquanto poderíamos estar fazendo outras coisas como, lendo um bom livro, praticando algum exercício físico, conversando no telefone com algum amigo que há muito tempo não falávamos, e tantas outras coisas bem mais legais e interessantes!!
Mas não, lá estamos nós, perdendo nosso precioso tempo!

E além de tudo, a televisão nos incentiva a ser consumistas!! 
Não tem problema você querer comprar algo novo.. Mas, quando você realmente necessita daquilo..
Pra quê comprar um celular novo, só porque é de última geração, se o que você usa no momento, supre suas necessidades?? Pra quê comprar mais uma sandália, se nem as que você tem guardadas, você usa?? Pra quê comprar mais uma calça jeans, se você não precisa?? 
Muitas vezes compramos apenas porque vimos um belíssimo comercial na TV e achamos a roupa, sandália, ou seja lá o que for, bonito e com um preço acessível.. Ou porquê vimos uma daquelas celebridades usando algo legal e queremos também.. E aí, mesmo sem a real necessidade, consumimos e consumimos, ao invés de pouparmos nosso dinheiro e aplicarmos em algo que realmente será importante, ou até mesmo, ajudarmos alguém que passa por nossa vida e nos pede ajuda!

E é por essas e outras, que quero e vou diminuir meu tempo em frente a TV!
Pode ser que pra você, a televisão, seja realmente interessante!
Mas pra mim não..
Não quero mais perder tempo com isso!

Quero gastar meu tempo com coisas que realmente importam..
Quero gastar meu tempo com meu filho, com meu esposo, com minha família..
Quero gastar meu tempo com o Senhor, buscando a Sua doce Presença..
Quero gastar meu tempo lendo a Palavra, crescendo e amadurecendo espiritualmente..
Quero gastar meu tempo buscando o melhor pra minha família..
Quero gastar meu tempo com aquilo que me edifica!!


Se você, assim como eu, tem se incomodado com essas perdas de tempo..
Eu ti convido a juntos, mudarmos nossas atitudes! Gastarmos nosso tempo somente com o que é realmente precioso para nós!!

Abraços!

Quezia Batista
Mudando atitudes, idéias, conceitos.. Querendo uma vida mais simples e mais cheia da Presença do Senhor!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário