terça-feira, 8 de outubro de 2013

Ajudar nosso Próximo!!


Aprendam a fazer o bem, a ser honestos e a ajudar os pobres, os órfãos e as viúvas.
Isaías 1: 17

Você já fez alguma boa ação hoje?? 
Se não fez hoje ainda, você se lembra quando fez??
Você já serviu alguém hoje?? Já fez um elogio?? Já falou algo animador??
Você já orou por alguém hoje??

Nós evangélicos, protestantes, cristãos, temos a tendência de falar que queremos ser como Cristo! Que queremos seguir os passos de Jesus, de fazer como Ele fazia quando estava aqui na terra.. Mas, nem sempre agimos como Ele.. Infelizmente!

Tenho visto muitas pessoas que não frequentam igrejas, que não seguem nenhuma religião, que fazem mais pelos outros do que nós que estamos dentro das igrejas!!
Claro que existem as exceções, mas a maioria de nós, não "está nem aí" pro que acontece com as pessoas ao nosso redor!
Digo isso por mim também.. Confesso que muitas vezes, eu mesma deixei de ajudar alguém pelo simples fato de não querer, de achar que aquela pessoa não merecia, de achar que determinada pessoa não precisava!! E hoje, vejo o quanto estava enganada!!

Infelizmente, a moda hoje é pensar em si mesmo, é viver uma vida corrida querendo apenas a própria felicidade, buscando apenas a satisfação pessoal!!
Muitos de nós, só querem ser cristãos dentro de um templo, dentro de quatro paredes, quando levantamos as mãos para cantar uma canção, ou quando ajoelhamos pra orar.. Mas, quando saímos porta afora, nos esquecemos dos mandamentos de Jesus e simplesmente não aproveitamos as oportunidades que surgem pra ajudar e amar o nosso próximo!

Jesus nos ensinou que devemos ser mais do que isso.. Devemos deixar de lado a nossa religiosidade e mostrar a nossa fé, mostrar o amor do Senhor ao mundo, ajudar ao nosso próximo! Ele mesmo nos mostrou como devemos agir quando estava aqui na terra.. Ele nos disse em Mateus 22: 39b:  'Ame a seu semelhante tanto como ama a você mesmo'.
Se eu amo a mim mesmo, eu cuido do meu corpo, eu me alimento, eu me visto, eu procuro dormir bem e tantas outras coisas.. E Jesus nos diz pra amarmos o nosso próximo, tanto como amamos a nós mesmos, então porque não ajudar?? Porque não ver a necessidade do outro e buscar uma forma de abençoar aquela pessoa??
Pra ajudar alguém não precisar ser necessariamente de forma financeira.. Se você pode, ótimo! Se não pode, porque não ajudar orando?? Ou fazendo um elogio?? Ou falando algo que a pessoa gostaria de ouvir?? Ou pedindo doações?? Ou muitas vezes doando aquela roupa que você comprou a tanto tempo, que ainda está em ótimo estado e você não usa mais?? Ou talvez, ajudando um orfanato, indo lá cuidar das crianças?? Ou um asilo, indo lá doar seu tempo?? Ou talvez em um hospital, indo lá levar o amor de Deus??
Existem várias formas de ajudar.. 

Além disso, nós cristãos, devemos mais do que todos, fazer algo.. Pois se temos fé e não praticamos boas obras, a fé não é suficiente!! Temos que ter fé, mas também temos que praticar obras!
Como eu já disse e volto a repetir: Se você tem condições de ajudar financeiramente, ótimo.. Mas, se não tem, existem vários outros meios de ajudar alguém!!
Não podemos deixar a hipocrisia, o orgulho entrar em nossa vida.. Nós como cristãos que somos e que dizemos ser, temos o dever de fazer algo por aqueles que precisam.. Não podemos simplesmente bater a mão no peito e dizer: "Eu sou um Cristão!" E não olhar ao nosso redor e tentar mostrar as pessoas o amor de Deus que transforma, liberta, salva, cura, purifica, traz salvação e vida em abundância.. Porque deixar meu egoísmo falar mais alto e querer Cristo só pra mim?? Ele veio para salvar a todos!!

A Bíblia nos diz em Tiago 2:
14 - Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo? 
17 - Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma.
18 - Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
20 - Mas queres saber, ó homem vão, que a fé sem as obras é estéril?
21 - Porventura não foi pelas obras que nosso pai Abraão foi justificado quando ofereceu sobre o altar seu filho Isaque?
22 - Vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada;
24 - Vedes então que é pelas obras que o homem é justificado, e não somente pela fé.
25 - E de igual modo não foi a meretriz Raabe também justificada pelas obras, quando acolheu os espias, e os fez sair por outro caminho?
26 - Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta. 

E aí, eu ti pergunto: De quê adianta irmos na igreja, se quando surge a oportunidade de fazer algo pelo nosso próximo, nós simplesmente fingimos que não vemos e deixamos passar?! De quê adianta levantarmos nossas mãos para Deus se também não levantamos para aqueles que estão precisando de ajuda ao nosso redor?!
A própria Palavra diz que a fé sem as obras é morta.. Então, de quê me adianta crer, ter fé que Jesus veio ao mundo pra me salvar, se não falo sobre isso pra alguém?? Se guardo só para mim o que Deus tem me feito?! De quê me adianta ter belas palavras se não falo nenhuma palavra animadora pra alguém que está ao meu lado, triste??

Tenho pensado bastante nisso ultimamente! Deus tem me feito ver onde preciso mudar porque quero ser imitadora de Cristo e pra ser imitadora eu preciso deixar de lado velhas práticas, velhos hábitos, velhas idéias, velhas atitudes!!

Como já postei aqui, estamos na reta final do ano de 2013, e acho que esse é um bom momento pra mudarmos e entrarmos em 2014 com atitudes diferentes, com pensamentos diferentes, querendo mais de Deus e principalmente, querendo ser mais servos, querendo pensar mais no nosso próximo, querendo ajudar mais os que precisam!!

Que você meditem nisso e se for preciso, que assim como eu, busque a Deus e peça ajuda pra mudar aquilo que precisa ser mudado!!

Vamos ajudar mais nosso próximo.. Vamos ser mais servos.. Vamos ser mais cristãos, não apenas de boca pra fora, ou dentro dos templos.. Vamos ser cristãos autênticos, que vivem o verdadeiro evangelho, que crê em Jesus Cristo e que praticam as boas obras!!


Abraços!

Quezia Batista
Procurando todos os dias viver o que Cristo me ensinou.. Viver o verdadeiro evangelho.. Não apenas dentro de templos, mas principalmente fora deles!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário