sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Você é um verdadeiro líder??

Hoje estava lendo alguns versículos bíblicos e me deparei com um texto que foi muito impactante em mim!
Confesso que mesmo sendo líder de alguns trabalhos em minha igreja, nunca tinha pensado realmente em como um líder deve ser, suas atitudes, seus atos, suas ações e reações! 
E folheando a Bíblia, li este texto em Tito, capítulo 1, versículos 6 ao 9, onde Paulo fala a ele sobre como um verdadeiro líder deve ser! E diz assim:

6 - Os homens que você escolher devem ser bem conceituados por causa da sua vida decente; devem ter só uma mulher e seus filhos devem amar ao Senhor e não ter fama de desordeiros ou desobedientes a seus pais.
7 - Estes pastores devem ser homens de vida irrepreensível, porque são ministros de Deus. Não devem ser orgulhosos, nem impacientes; não devem ter o vício da bebida, nem ser valentões nem ser gananciosos por dinheiro.
8 - Devem gostar de ter hóspedes em casa e amar tudo o que é bom. Devem ser homens sensatos e justos. Devem ter a mente pura e ser dotados de bom senso.
9 - Sua crença na verdade que lhes foi ensinada deve ser forte e firme, a fim de que possam ensiná-la aos outros e mostrar aos que discordam deles onde é que estão errados.

Infelizmente, há muitos líderes que não querem ter uma vida decente e correta!! Isso não é julgamento, mas um fato!! Vemos isso com nossos próprios olhos constantemente! E não são apenas pastores ou ministros da Palavra, mas líderes em geral!!
Como sabem, sou filha de pastor e graças a Deus, posso dizer que meu paistor (pai/pastor.. rsrs!), tem seguido esses ensinamentos de Paulo.. E muitos outros pastores com quem convivo!!
Mas, também, como filha de pastor, vejo e ouço muitas histórias de pastores, ministros, líderes, que se deixaram seduzir pela grandeza, pelo ego, pelo orgulho, pela ganância e perderam o brilho da unção e da verdadeira vocação.. Perderam o amor pelas almas que estão aprisionadas.. Perderam o amor pela Palavra e deixaram de lado a vontade de ensinar aos outros em amor!

O texto diz que devemos ter uma vida irrepreensível.. Ou seja, as pessoas devem olhar pra nós e ver a honestidade, a sinceridade, a humildade.. Devem perceber em nós a sensatez, o bom senso, a justiça para ajudá-los nas suas mais diversas questões e problemas!! 
Quantos de nós, líderes, tem se esquecido de serem honestos?? Fazem compromissos e se esquecem de cumprir.. Falam mentiras e mais mentiras, enganando o povo de Deus!! Tudo que vão fazer, se esquecem de orar primeiramente.. Não tem bom senso, nem direção nos ensinamentos! Perderam a sensatez e a justiça!!
A Palavra nos diz que não devemos ser orgulhosos, impacientes.. Devemos ser sem vícios, sem se achar os valentões, porque a nossa força está no Senhor, e não devemos ser gananciosos! Isso não quer dizer que você não deva gostar de si mesmo, ou que as vezes você não se irrite com algo, ou não queira algo! Não quer dizer que você não pode querer uma vida financeira estável! 
Mas, quer dizer, que devemos ser símplices, tendo em nós o mesmo espírito de Jesus, procurando andar e viver como Ele.. Devemos deixar o Espírito Santo nos dominar e tirar de nós toda impureza!!
Como líderes, também devemos ser hospitaleiros.. Ser hospitaleiro não é somente receber amigos em casa, organizar um jantar, etc.. De quê me adianta receber pessoas em casa, se meu coração está raivoso, irado, triste?? Se meu rosto está "carrancudo"?! Isso não é hospitalidade!! Hospitalidade, é receber as pessoas bem, com amor, com carinho.. É fazer tudo pelo outro com o mesmo amor que fazemos pela nossa família!! É querer que aqueles que estão em nossa casa também se sintam em casa, se sintam bem e felizes!!
Outra coisa importante que também devemos ser, é firmes e convictos em nossa fé! Crer realmente que Jesus morreu na cruz por nós e que viver aquilo que Ele nos ensinou é viver uma vida abundante e feliz! Temos que ser convictos e crer realmente que seus ensinamentos são verdadeiros, que Sua palavra é fiel e nada pode abalar essa nossa convicção e confiança nEle!

E principalmente, um verdadeiro líder é aquele que procura manter aceso em si a chama do Espírito Santo pra que Ele tenha o controle completo da sua vida..
Quando o Espírito Santos nos controla, pela Sua graça, nós passamos a ter os seus frutos, conforme está escrito em Gálatas 5, 22 e 23, que diz: "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei."
E são os seus frutos que nos faz amar ainda mais o nosso próximo.. Nos faz sermos líderes autênticos que querem fazer a diferença neste mundo, levando o amor de Deus e a Sua palavra aos que necessitam!!

Se você, assim como eu, é líder de algum trabalho em sua igreja, ou no trabalho, ou na escola, ou na sua comunidade.. E mesmo se você não é líder.. Que juntos, você e eu, venhamos mudar nossos atos, nossas atitudes, e sermos verdadeiros líderes, verdadeiros cristãos!! Que o Espírito Santo faça a diferença em nossas vidas e que Ele nos ensine como viver em Espírito e em Verdade, na Sua presença!!

Abraços!

Quezia Batista
Aprendendo todos os dias a ser mais parecida com o meu Senhor Jesus!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário